Instituto Pensar - Evento reúne socialistas da América do Sul e da Europa

Evento reúne socialistas da América do Sul e da Europa

Experiências internacionais para enfrentar crises políticas, econômicas e sociais serão o tema central do terceiro e último dia da Conferência Nacional da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro (PSB). No momento em que vários países enfrentam obstáculos semelhantes, o PSB avalia que é fundamental conhecer o que os partidos de esquerda pelo mundo estão realizando para buscar soluções democráticas, humanistas, progressistas e não-autoritárias para seus países.

Neste sábado, 30/11, participarão do encontro a senadora uruguaia Monica Xavier, a vice-presidente do Partido Socialista chileno Karina Delfino, o deputado uruguaio Roberto Chiazzaro, a deputada espanhola Olga Alonso Suárez (do PSOE) e os deputados portugueses Hugo Alexandre Pires e João Paulo Moreira Correia. Todos são figuras renomadas de partidos socialistas em seus países. A programação de palestras e debates começa às 10h, no auditório do hotel Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro (RJ).

"A orientação do PSB foi realizar uma aproximação com os partidos socialistas de países da América Latina, da Europa e com os progressistas do todo o mundo”, explica o secretário de Relações Internacionais do partido, deputado federal Alessandro Molon (RJ). "Socialistas hoje governam países como Espanha e Portugal com grande sucesso, promovendo crescimento econômico, renda e melhores serviços públicos.”

Um dos focos do debate serão as crises políticas recentes na América do Sul, sobretudo os protestos da população no Chile, Bolívia e Colômbia. Antes das apresentações dos convidados, o PSB realizará uma homenagem ao presidente chileno Salvador Allende, deposto do cargo e assassinado em 1973, por meio de um golpe militar.

Autorreforma

Nos dois primeiros dias, os socialistas discutiram o texto-base da Conferência Nacional, em cinco grupos temáticos. Com o slogan "Brasil, um passo adiante”, a Autorreforma é a primeira resposta sólida de um partido a uma crise política, econômica e social que começou em 2013 e se aprofundou no Brasil este ano.

O texto da Autorreforma tem foco na redução das desigualdades sociais e na geração de oportunidades iguais para toda a população brasileira. Para isso, a proposta que o PSB apresenta enfatiza a importância da Educação Pública de qualidade e a construção de um Projeto Nacional de Desenvolvimento baseado em conceitos fundamentais do século XXI: Inovação Tecnológica, Economia Criativa e a proposta da "Amazônia 4.0” (a transformação da região por meio da tecnologia e da biodiversidade).

O documento da Autorreforma traz cinco eixos temáticos que devem ser prioridade:
1) Reforma Política: a crise do sistema partidário, a Reforma do Estado, a Reforma Tributária/Fiscal e os desafios da Política Externa Brasileira.
2) Desenvolvimento, Cultura e Meio Ambiente: políticas para a Amazônia, economia verde, empregos verdes e cultura/diversidade/criatividade.
3) Políticas Sociais: saúde pública, educação pública, mulheres na política, negritude, seguridade social, idosos, segurança pública, reforma agrária e reforma urbana criativa.
4) Economia: macroeconomia, inovação tecnológica, economia criativa e trabalho.
5) Socialismo e Democracia: socialismo criativo, movimentos sociais, partido laico, comunicação em rede e autorreforma.

Amplo debate

Ao longo de 2020, o texto da Autorreforma ficará em consulta pública para discussão nos estados e municípios. O período de participação dos filiados e da sociedade civil vai até março de 2021, quando será realizado o XV Congresso Nacional do PSB. A Conferência Nacional tem participação de integrantes do Diretório Nacional; Diretoria, Conselho Curador e coordenações estaduais da Fundação João Mangabeira; quatro representantes de cada segmento social (NSB, JSB, SNM, SSB, LGBT e MPS), deputados federais; senadores; e presidentes estaduais.

Fonte: PSB Nacional 




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: